YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Mulheres de Cabul

Peguei essa semana por curiosidade na biblioteca da Fabico o livro “Mulheres de Cabul”. Uma fotorreportagem emocionante, não só no sentido da palavra. Fiquei bastante tocada ao folhear as páginas e ver as fotos daquelas mulheres, carregadas de sentimento e mágoas que o regime do Taliban (ou Taleban) deixou ao Afeganistão de 1996 a 2001. Fiquei surpresa ao ver na contracapa uma foto da década de 1970, com três mulheres jovens passeando por Cabul de minissaia e cabelos soltos, e sorrindo. Como qualquer “ocidental”, como elas mesmas dizem nas entrevistas para a fotógrafa Harriet Logan, que realizou o trabalho a convite do London Sunday Times Magazine em 1997, e pouco antes da queda do regime do Taliban, retornou para avaliar a situação das mesmas mulheres e de outras que conheceu no meio do caminho.


Assim que o partido tomou o governo, ficou proibido a todas as meninas freqüentarem a escola; às mulheres, trabalhar fora de casa, aos homens, cortar a barba, a todos, rir em público. Todas as mulheres do Afeganistão tiveram de ir aos mercados comprar a burkha, sem a qual não poderiam sair de casa. Se deixassem alguma parte do corpo ou mecha de cabelo à mostra, eram espancadas na rua. É impressionante a resistência de cada uma. Algumas contam que suas amigas cometeram suicídio por não suportar o regime. Outras, mantinham escolas ilegais dentro de suas casas para continuar dando educação às meninas. Mulheres sem marido e viúvas eram obrigadas a mendigar ou trabalhar clandestinamente para sustentar a família. Algumas delas contam que sobreviviam com 20 dólares por mês, com três filhos para cuidar. É impressionante. Professoras, jornalistas, todas condenadas a ficar dentro de casa.


Sovita, 10 anos (2001): “Eu me lembro de como era ir à escola na época do Taleban. Eu queria continuar estudando, mas tinha medo, porque a escola era próxima à minha casa. E se os Talebans me pegassem e me fizessem ir à minha casa, para bater em meus pais também? Os filhos dos Talebans não freqüentavam a escola – eles não sabiam ler nem escrever. Por isso os pais dos Talebans não queriam que fôssemos mais inteligentes que os filhos deles. Não sei por que agiam assim. Se eu tivesse poder e fosse uma comandante e um Taleban me interpelasse, eu o executaria.”


De 1979 a 1989, a União Soviética ocupava o Afeganistão. Com a intervenção dos Estados Unidos e do Paquistão, os mujahidins assumiram o poder enquanto o Taliban se articulava como uma alternativa ao estado de guerra constante do país e com rigor religioso extremo. Muitos dos membros do Taliban cresceram em campos de refugiados do vizinho Paquistão, onde aprenderam táticas de guerrilha e se prepararam para a tomada de Cabul.



Mulheres de Cabul, 2006

Harriet Logan

Editora Ediouro

UK

Nenhum comentário:

Postar um comentário