YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O grande truque


Meu namorado questiona por que julgo um filme pelo o elenco e opto assisti-lo ou não se há nele atores com os quais “vou com a cara”, e não fico atraída simplesmente pela história. É uma pergunta que eu me faço e as pessoas devem fazer isso inconscientemente também, só devo estar sendo mais explícita. Então, este filme conta com três (quatro com o David Bowie) atores que eu gosto bastante: Christian Bale, que consegue fazer papel de subversivo em todos os filmes aos quais tive prazer de assistir e acho que seria incapaz de fazer o bom moço; Hugh Jakcman, o galã de tudo que é filme, embora eu só consiga lembrar dele como Wolverine; e Scarlett Johansson, que pode não ser uma atriz excepcional, mas é muito bonita de uma maneira não convencional e o charme dela já basta.

Curiosamente e sem querer assistimos a três filmes de época no fim-de-semana, um que se passa no Brasil colonial, outro no far far oeste americano e este, que parece ser por volta do século XIX em Londres. Dois mágicos, unidos pela vocação e por suas qualidades contrárias (um para a presença de palco e o carisma e outro pelo puro talento e engenhosidade), mas separados pelo objetivo de tornaram-se mágicos de sucesso e a morte de uma garota, Alfred Borden (Bale) e Robert Angier (Jackman) tornam-se grandes rivais. No início da carreira, no truque em que a assistente, o amor de Angier no caso, é colocada em um tanque de água com dois nós, nas pernas e nos braços, um deslize com intenção ou não é cometido por Borden. de tanto insistir que um tipo de nó diferente também era seguro, ele quis provar isso em um dos espetáculos. A menina que deveria escapar-se do nó e fugir do tanque que possuía um cadeado falso não consegue se soltar e morre antes de ser tirada da água. Borden foge e cria a sua própria família, os dois seguindo suas carreiras separados pelo assassinato sem intenção, até que ele tem uma grande ideia e passa a executar o truque do Homem Teletransportado. Cutter (Michael Cane), mentor dos dois e engenheiro dos truques e um ator que eu também gosto muito (ele faz o Alfred do Batman, me lembrei) adverte que o mágico usa um dublê para entrar numa caixa e sair da outra vazia no outro lado do palco. Angier não acredita e pede a sua nova assistente, Olivia (Scarlett) para infiltrar-se no trabalho do rival que conta com a ajuda de outro engenheiro, Fallon. Ele a aceita, e mesmo casado acaba apaixonando-se pela loirosa de lábios carnudos. Ela acaba se voltando contra Angier, que passa a executar o mesmo truque enfim com um dublê, mas ao invés de caixas são postas apenas portas no palco, uma delas com um alçapão que é escondido quando a porta é aberta e o mágico cai em um colchão embaixo do palco, aparecendo seu dublê na outra ponta.

Mesmo assim, um quer saber a maneira com que o outro realiza o truque e Olivia lhe traz o seu diário com uma palavra que o decifra (o diário é um criptograma). Borden então teria obtido a ajuda do cientista Tesla (BOWIE, moreno no filme e um pouco mais gordinho que de costume), que na recente descoberta da eletrecidade usa circuitos de correntes alternadas e não contínuas, como Thomas Edison fazia na época e usava a ciência muito além das necessidades funcionais e industriais do homem: ele era capaz de realizar verdadeira magia com os raios de energia. O Grande Danton (nome “de guerra” que a sua mulher teria criado) pede que ele construa uma máquina como construiu ao seu inimigo e descobre como ela funciona: ela cria clones. Ele passa a usar o método de desaparecer e voltar dentro da máquina, e os clones gerados no seu desaparecimento são todos mortos o fim do espetáculo.

No início do filme Cutter fala que um grande truque consiste em três fases: a promessa, em que o mágico faz um relato comum e pede que a pessoa faz uma demonstração do que usualmente acontece, a virada, que é o truque em si, mas o público não aplaude até que o coelho ou a moeda que sumiu volte, isso é mágica, e esta última etapa é o prestígio.
Ele conseguiu realizar o grande truque e a esta altura Borden está na cadeia respondendo pelo assassinato do seu grande amor. Porém, na noite da execução uma surpresa. Angier, que havia forjado a sua morte, reaparece e é morto com um tiro por Borden, que havia sido executado naquela noite. Mas ele esclarece a história antes que o Grande Danton fecha os olhos. Ele tinha um irmão gêmeo, disfarçado de engenheiro (Fallon), usado em todos os truques, até na sua vida pessoal, em que um ficava com Olívia e outro com a esposa Sarah, sem que as duas soubesse que não compartilhavam o mesmo homem. E assim ele vence.

O filme é realmente muito bom de assistir, nem um pouco cansativo e repetitivo e como eu disse, o elenco faz toda a diferença =)

Ficha técnica:

The Prestige (2006)

EUA/ United Kingdom

Direção: Christopher Nolan

Elenco: Christian Bale, Hugh Jackman, Scarlett Johansson, Michael Cane, Andy Serkis.

129 minutos

.

Boa semana pra todo mundo =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário